sábado, 21 de abril de 2012

Torneio ALCALÁ DE HENARES - MADRID

Férias no Odisseia é sinónimo de trabalho. Depois de uma primeira semana recheada de eventos com os nossos atletas e não só (treinos, Campo de férias Odisseia, atletas a participar em trabalhos das selecções e na Festa do Basquetebol Juvenil - Albufeira 2012) não nos contentámos e partimos com a nossa equipa de Sub16 para além fronteiras.

Estivemos na cidade património da humanidade, Alcalá de Henares, nos arredores de Madrid onde participámos no “Torneo Ciudad de Alcalá” que decorreu entre 5 e 7 de Abril de 2012. Além da experiência cultural, foram dias de diversão, camaradagem e principalmente de aprendizagem onde todos crescemos como atletas e como Homens!

No que respeita ao torneio, ficámos inseridos no grupo A juntamente com as equipas de Alcalá, Palencia e Real Madrid. O grupo B era composto pelas equipas de Askatuak, Cornellá, Fuenlabrada e Stadium Casablanca.

Defrontámos a equipa da casa no primeiro dia. Depois de 10 horas de viagem de comboio, esta seria a primeira experiência internacional para a maioria dos nossos atletas, o nervosismo e o cansaço estavam bem presentes. Durante o jogo conseguimos por em prática o que já conseguimos fazer, realizando um jogo de qualidade que resultou na primeira vitória internacional do nosso clube por 61-49, após uma primeira experiência em 2011 no torneio internacional de Arroyo de la Encomienda, em que não tínhamos alcançado esse resultado.

O segundo dia foi marcado por dois jogos, o primeiro contra o Real Madrid, onde a derrota por 39-86 não espelha o contentamento que sentimos em conseguir jogar muitos períodos do jogo de igual para igual com uma equipa de um clube desta dimensão. Só por curiosidade iniciámos o jogo a ganhar 4-0 e ao intervalo perdíamos por pouco mais de 10 pontos. Soube a vitória.

O jogo contra o Palencia foi muito bem disputado de ambas as partes, com um equilíbrio ao longo da partida apenas desfeito pelo cansaço no último período, aproveitado pela equipa adversária que resultou em 53-67 para o Palencia.

Último dia de competição e decidíamos a classificação final, perante o Stadium Casablanca. Um jogo onde as equipas foram dividindo o domínio na partida, boa atitude defensiva e transições rápidas, foram as armas mais utilizadas por ambas as equipas. No final, as exclusões por cinco faltas a alguns dos nossos jogadores desequilibraram o jogo, resultado final 74-57, a nosso desfavor.

Terminámos num sexto lugar que nos deixa bastante satisfeitos pela entrega de todos os jogadores, pela experiência adquirida e aprendizagens realizadas e pelo equilibrio que conseguimos manter em todos os jogos.